domingo, 31 de maio de 2015

Desporto: Miguel Oliveira faz história no desporto português

Notícia por Nuno Miguel em 31-05-2015 às 20:20

Ainda como piloto da Mahindra, já tinha ameaçado. Já na presente temporada, comandando uma KTM, as aproximações à liderança intensificaram-se. Mas faltava o primeiro lugar no final de uma corrida em Moto3.
Faltava. Hoje, domingo, dia 31 de maio de 2015, cumpriu-se mais um feito histórico no desporto luso: Miguel Oliveira foi o primeiro piloto português a vencer uma prova no mundial de motociclismo. No Grande Prémio de Itália, a sexta prova do campeonato, o jovem português partiu apenas do 11.º lugar depois de, no sábado, ter sido anulada a sua melhor volta.
Chegou a ocupar o 15.º posto nas voltas iniciais mas, com o passar do tempo, viu-se que Oliveira estava a executar uma corrida inteligente.
Regularmente foi subindo posições entre o grupo alargado de concorrentes, e numa curva até passou do quinto para o primeiro posto. A partir daí esteve sempre a rondar a liderança, foi mesmo o líder na fase final, embora na última volta tenha perdido essa posição durante alguns momentos.
A poucas curvas do final, e graças à sua já conhecida travagem, recuperou a liderança, aguentou na última curva e terminou à frente de Danny Kent (+0.071s) e de Romano Fenati (+0.071s), que terminaram respetivamente nos segundo e terceiro lugares. Ainda na reta da meta, já depois de passar pela bandeira de xadrez, Miguel Oliveira emocionou-se. Na primeira entrevista, junto à pista, analisou a prova: "Tive receio de ficar longe da frente mas tentei em várias voltas. Sabia que era muito forte na última curva. Não queria chegar à entrada para a última volta no primeiro lugar, mas não tive outra hipótese". "É um grande dia para mim, estou mesmo feliz", confessou o jovem piloto que, aos 20 anos, torna-se no primeiro português a chegar a este patamar num dos principais campeonatos em duas rodas. Agora Miguel Oliveira sobe para o quarto lugar do campeonato, somando 66 pontos. O líder é Danny Kent, que soma 124 pontos. No pódio de Mugello, ouviu-se depois o hino de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário