quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cinema: Falcão, o Capitão predilecto de Salazar

Notícia por Nuno Miguel

Como em tudo, os gostos de cada um predominam quando se discute se um filme é bom ou mau. Mas há algumas películas que conseguem reunir uma maioria absoluta para o "bom". Este será um desses filmes.

'Capitão Falcão' estreou há três semanas nas salas portuguesas e é provavelmente uma das produções cinematográficas mais interessantes em Portugal, ao longo da última década. Um super-herói que começa a sua escala numa prova na praia e termina num gesto íntimo com... António de Oliveira Salazar. Um justiceiro ao serviço do Estado Novo, mas que também vira comunista. Estranho? Há muitos factos e diálogos estranhos nesta obra de João Leitão. E ainda bem.
Que Gonçalo Waddington é um dos actores mais completos e mais competentes do nosso país, já sabíamos. No entanto, este filme confirma e reforça o seu estatuto. Enquadrado perfeitamente na (dupla) personagem que lhe foi atribuída, protagoniza momentos brilhantes. Uma das melhores cenas vistas nos últimos tempos surge nesta longa-metragem, sob sua responsabilidade, num interrogatório repleto de "preto no branco", muito bem conseguido. E com direito a bolos.
António de Oliveira Salazar é retratado por José Pinto. O jovem José Pinto. Homem de Vila Nova de Gaia, vizinho da Antena Web, continua a mostrar as suas qualidades, a sua regularidade e ainda tem genica para realizar movimentos bruscos, enquanto se esquiva dos "malditos hereges". Notável.
Ao longo do filme, mesmo que com passagens curtas, aparecem actores como Nuno Lopes, Miguel Guilherme (este com papel mais relevante), Rui Mendes ou Ricardo Carriço - que dá uns "ares" do Major Alvega. Mas não é ele.
Um enredo muito bem elaborado, cómico e diferente. Ao adjectivo "interessante", juntamos: 'Capitão Falcão' é provavelmente uma das produções cinematográficas mais originais em Portugal, na última década. Aconselhamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário