quarta-feira, 24 de junho de 2015

Desporto: sub21 empatam e conquistam a mais importante das vitórias

Foi um empate mas com sabor a vitória. A seleção portuguesa sub21 de futebol jogou hoje contra a Suécia, partida esta a contar para a fase de grupos do campeonato europeu sub21 de futebol que se está a realizar na República Checa. A equipa das quinas só precisava de um empate, e esperar que a Itália fizesse a sua parte, ou seja... ganhasse. Não seria de todo difícil perante esta seleção inglesa que ddeixou muito a desejar em toda a prova, e Portugal tinha motivos para acreditar depois da vitória sobre os britânicos, e o empate a 0 com os transalpinos.
Jogo equilibrado, às vezes um pouco adormecido... se as oscilantes temperaturas não ajudaram, o ritmo da competição também não ficou atrás... um ótimo preparativo para estes atletas em formação. 8 deles já vestiram a camisola da seleção A, o mais destacado de todos foi, sem dúvida, Wiliam Carvalho, atleta do Sporting Clube de Portugal.
Chegamos ao final da primeira parte com um 0-0... justo porque Portugal não aproveitou as oportunidades que teve, mas a seleção das quinas teve sempre um ascendente no campo, face à sua adversária Suécia.
Golos, então, só mesmo na segunda parte, e já nos últimos 10 minutos do encontro, ainda que a Suécia tivesse tonrado a segunda parte mais surpreendente e imprevisível.
Aos 82 minutos Gonçalo Paciência recebe bola de Iuri do lado direito, tira do caminho Milosevic e remata para o fundo da baliza sueca. Rui Jorge não podia ter acertado mais nas escolhas que fez para entrar na segunda parte. O jogador de 20 anos, pertencente ao Futebol Clube do Porto, disse mais tarde que este tinha sido um golo especial.
Para melhorar o cenário só mesmo o golo da Suécia... surgiu aos 89 minutos depois de uma situação delicada para a defensiva portuguesa. José Sá aguentou a primeira, mas na segunda a seleção nórdica foi mais forte, por intermédio de Simon Tibbling. Aos 89 minutos a Suécia cumpria também o seu objetivo; ambas as equipas passaram à fase seguinte da competição... o tempo de compensação foi passado sob uma espécie de pacto de cessar fogo. Os portugueses trocaram a bola no seu meio campo, os suecos esperaram pacientemente, até que Clemente Turpin, árbitro francês que dirigiu este encontro, desse por terminado o jogo.
Portugal segue em frente com 5 pontos e liderança do grupo, a Suécia em 2º lugar... com 4. Os mesmos 4 que a Itália que bateu a Inglaterra por 3-1, e não fôsse Natan aos 90 minutos e os ingleses teriam sido "corridos" a 0 pela sqcuadra azurra... que no entanto também fica pelo caminho.
Mais importante do que as meias finais, é o acesso aos Jogos Olímpicos de 2016, que se vão realizar no Rio de Janeiro. Este era, à partida, o grande objetivo de Rui Jorge, o treinador dos sub21 lusos. Mas Portugal continua em prova e o próximo teste é frente à Alemanha neste sábado às 5 da tarde. Portugal vai defrontar uma equipa que curiosamente terminou com os mesmos pontos que nós: 5. Mas ficou em segundo lugar porque a Dinamarca, que vai defrontar a ASuécia no outro jogo das meias finais, venceu 2 dos 3 jogos e ficou com 6 pontos. Perdeu apenas 1... contra a Alemanha e por 3-0; foi o segundo jogo do grupo A.

Sem comentários:

Enviar um comentário