terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Crónica desportiva por José Agrela, 1º número

E eis a minha primeira crónica para este projeto da Antena Web, onde espero dar o meu ponto de vista acerca do que mais relevante se passou na semana futebolística, essencialmente.

Sendo assim, no jogo mais importante da 15ª jornada da Liga NOS, o Sporting venceu justamente o Porto por 2-0, mostrando a razão da contratação de Jorge Jesus, que deu uma lição tática a Julen Lopetegui, treinador basco que está longe do treinador leonino no que toca ao conhecimento do futebol luso. Para além disso, a equipa verde e branca mostrou o porquê de estar a lutar pelo título, dominando o jogo perante uma equipa do Porto maniatada, sem conseguir pressionar o adversário. Em suma, foi um jogo interessante, sem casos polémicos de arbitragem com um justo vencedor.
Já o Benfica, que lucraria, fosse qual fosse o resultado do clássico, cumpriu os serviços mínimos exigidos, vencendo na cidade-berço por 1-0 ao Vitória local.

Num jogo pouco conseguido dos encarnados, que tardam em convencer o país futebolístico, Renato Sanches, a nova “coqueluche” encarnada, salvou a equipa com uma “bomba” que fuzilou o guardião adversário a 15 minutos do fim. Após o terminus do encontro, começaram as habituais polémicas com Sérgio Conceição, treinador vimaranense, a deixar suspeitas no ar. Futebol no seu melhor…

Nos restantes jogos da jornada, destaque para a vitória do Tondela em casa do Rio Ave, surpreendendo muitos, incluindo os apostadores do novo jogo da Santa Casa.

Já o Braga, que vinha “mordendo os calcanhares” ao Benfica, empatou a uma bola frente a outra boa surpresa da época, o Vitória de Setúbal.
Nos restantes jogos, destaque para a “estrondosa” derrota do Boavista em casa frente ao Moreirense, que vem recuperando lugares, após um início complicado.
O União da Madeira não conseguiu dar continuidade aos bons resultados que conseguiu frente aos “grandes” de Lisboa e levou uma “lição” em Coimbra, perdendo por 1-3.

As outras duas equipas madeirenses presentes no escalão maior do nosso futebol defrontaram equipas ao seu alcance, mas não foram além de empates caseiros frente a Arouca e Estoril.

Por último, Paços de Ferreira e Belenenses empataram a duas bolas, prosseguindo as suas tranquilas épocas, até ao momento.

Lá por fora, destaque para o Real Madrid de Ronaldo que voltou a “marcar passo”, empatando em Valência e desaproveitando o deslize do Barcelona no dia anterior. Assim sendo, Rafa Benitez, o treinador merengue, acabou sendo despedido e substituído por Zidane, uma antiga glória mundial e do clube, em particular.

Por fim, é de salientar a vitória do Mónaco, de Leonardo Jardim, nos 1/32 avos de final da Taça de França por uns expressivos 10-2 frente ao St. Jean/Beaulieu, pertencente aos regionais do futebol gaulês.

Sem comentários:

Enviar um comentário