sábado, 20 de agosto de 2016

Bissau Perspective número 1

Autor: Alfa Candé

A República da Guiné-Bissau é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné-Conakry Conacri a sul e a leste e com o Oceano Atlântico a oeste.
O território guineense abrange 36,125 km2 de área, com uma população estimada em 1,6 milhões de pessoas, possui 8 regiões e 37 setores incluindo o setor autónomo (Bissau), tem cerca de 40 etnias e é uma Ex colónia portuguesa, independente desde 24 de setembro de 1973.
Depois de um quadro político negro a Guiné-Bissau atualmente é um país a crescer, com a capital Bissau a desenvolver-se geograficamente, as telecomunicações a estabilizarem-se e a construção de rodovias, por exemplo, a estrada que liga Bissau a Farim, que é considerada uma das melhores da sub-região.
O país é também conhecido pela sua diversidade cultural, fruto de ser um país multiétnico. Atualmente a Guiné-Bissau conta com cerca de 40 rádios, sendo umas comunitárias e outras privadas, uma estatal (a RDN - Rádio Difusão Nacional) e uma televisão estatal (TGB Televisão da Guiné-Bissau.
Quanto ao ensino, é verdade que ainda faltam muitas escolas sobretudo no interior, mas já se nota o esforço das autoridades nesse sentido, uma vez que atualmente cada capital duma região ou dum setor possui pelo menos uma escola.
No que diz respeito ao ensino superior,regista-se também crescimento nesse setor com a criação da ENA (Escola Nacional de Administração),ENS (Escola Nacional da Saúde) e tantas outras privadas.
Por outro lado, no campo desportivo, o país conseguiu o seu maior êxito com a seleção nacional de futebol a apurar-se para a fase final do CAN (Campeonato Africano das Nações) que se irá disputar em 2017 no Gabão. Os Djurtus, como é conhecida a seleção A, está inserida no grupo E com a Zâmbia, Congo e Quénia. Até ao momento, a seleção guineense contabiliza 10 pontos que a colocam no primeiro lugar do grupo, apesar de ainda faltar um jogo para o fecho da fase de apuramento.

Este espaço é denominado de 'Bissau Perspective' com o objetivo de dar a conhecer o lado positivo deste país, que muita das vezes vê-se como um país de polémicas. Aos leitores desta rubrica que vai passar a sair semanalmente aqui na Rádio Antena Web quero lhes dizer que podem esperar muita informação positiva do país.
Sou Alfa Candé e vivo em Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário