quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Crónica desportiva por José Agrela, número 5

A semana passada trouxe-nos a terceira e última jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga, confirmando algumas equipas que foram uma desilusão e uma outra que foi a grande surpresa.
Começando pelas desilusões, temos o FC Porto e o Sporting, que desvalorizaram a competição e optaram por rodar jogadores (até em demasia). O resultado foi aquele que, de certa maneira, se esperava, já que esta competição é vista como muito pequena e sem interesse por alguns. Acabaram as duas por ser eliminadas, com a curiosidade, pouco abonatória para os “dragões”, de terem perdido os três encontros, com três treinadores diferentes sentados no banco.
Já o Portimonense entrou como o “outsider”, num grupo onde os adversários eram todos de 1ª Liga. E mais uma vez, ficou provado o desleixo que muitas equipas apresentam nesta Taça, acabando os algarvios com 3 vitórias e fazendo história na competição. São a primeira equipa da II Liga a chegar às meias-finais, numa competição feita à medida dos “grandes”, mas onde os pequenos é que brilham.

Já Braga e Marítimo conseguiram os seus lugares nas semifinais após empates a zero, curiosamente. Os bracarenses empataram frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, e os “verde-rubros” receberam o Famalicão, carimbando assim o passaporte para a fase seguinte.
Resumindo, o Marítimo (que pelo segundo ano consecutivo chega a esta fase da competição) receberá o Portimonense na primeira semifinal, agendada para o dia 9 de Fevereiro, pelas 18 horas no Estádio dos Barreiros. Já a outra semifinal, será disputada entre o Benfica e o Braga, na Luz, com data e hora ainda por agendar, abrindo assim a hipótese de uma reedição da final da época passada, que foi disputada entre Benfica e Marítimo, saindo vencedores os “encarnados”.
Como o futebol não para, este final de semana ficou marcado pela 20ª jornada da Liga, que abriu com o Guimarães a bater o União da Madeira na “cidade berço” por 3-1, num jogo que teve a curiosidade dos dois primeiros golos do jogo, um para cada lado, nascerem de erros clamorosos defensivos. Já no sábado, no segundo jogo, o FC Porto entrou praticamente a perder no Estoril. No entanto, rubricando umas melhores exibições da época, acabou por vencer por 3-1, continuando assim a três pontos das “águias” que repetiram a boa exibição da Taça da Liga, em Moreira de Cónegos, e venceram facilmente por 4-1, com Jonas a bisar.
O líder do campeonato, Sporting, venceu os ”estudantes” por 3-2, num jogo polémico (mais um), em que os “leões” queixaram-se da arbitragem e com razão, diga-se de passagem.

Nos outros jogos, Arouca e Paços de Ferreira empataram a duas bolas, mantendo-se na luta pela Europa, embora os arouquenses estejam um bocado mais afastados.
Já o Nacional da Madeira voltou às vitórias, após dois meses sem ganhar, batendo o “lanterna vermelha”, Tondela, por 3-1, afastando-se da um pouco da “linha de água”, mas continua em zona instável da tabela.
Em Vila do Conde, o Rio Ave bateu o Setúbal e descolou do Vitória sadino, mas continuam tranquilos e com olhos para a Liga Europa. Os “axadrezados” conseguiram um empate arrancado a ferros perante o Braga, com Mika a fazer uma grande defesa no último lance do jogo e a garantir um ponto para os homens do Bessa.
A fechar a ronda, o Marítimo continua a sua má época, apesar da mudança de treinador, e perdeu com o Belenenses por 2-1, perdendo algumas boas chances para marcar. Assim não há treinador que resista….

Lá por fora, O Real Madrid, de Ronaldo, aplicou meia dúzia ao Espanhol de Barcelona, com um “hat-trick” do português. Mas com a vitória do Barcelona frente ao Atlético de Madrid, a distância mantém-se igual nos quatro pontos, com os “bluegrana” a terem um jogo ainda por disputar.
Finalmente, o Mónaco, de Leonardo Jardim, perdeu na visita ao Angers, a grande surpresa do campeonato gaulês, por 3-0, mantendo o segundo lugar, embora com maior pressão dos concorrentes mais diretos, Nice e Angers.

Sem comentários:

Enviar um comentário