quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 4

AS: Este artigo foi escrito terça-feira dia 26 de Janeiro, mas antes dos jogos da Taça da Liga

O primeiro mês do ano continua animado, no que diz respeito ao futebol do nosso país, à beira-mar plantado. Desta feita, jogou-se a 2ª jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga (para alguns é mesmo a taça que ninguém liga).
E como já começa a ser hábito, voltou a haver surpresa nos resultados.

Começando pelo Grupo A, o FC Porto foi a Famalicão e rodou a equipa, como seria previsível nestas situações. E como já se adivinhava, o Famalicão fez do encontro, o “jogo de uma vida”, acabando por vencer com um golo, em que Helton foi mal batido, algo que acontece pela segunda vez consecutiva aos comandados de Rui Barros (entretanto já substituído por José Peseiro), embora com guarda-redes distintos. Assim, o clube da Cidade Invicta foi eliminado da competição ao fim de duas jornadas, apenas cumprindo calendário frente ao Feirense, na terceira e última jornada da Fase de Grupos. Já o Famalicão e o Marítimo irão decidir quem passa às meias-finais da prova, sendo que os homens da II Liga terão que vencer na Madeira por três golos de diferença, tarefa que se adivinha complicada.
No Grupo B, tudo se decidirá entre Moreirense e Benfica, em Moreira de Cónegos. À entrada para a última jornada, os “encarnados” têm 6 pontos, fruto de duas vitórias, a última das quais, em Marvila frente ao Oriental. Num jogo em que o Benfica seguiu a mesma linha de raciocínio do FC Porto e rodou 9 jogadores em relação ao jogo anterior. Acabou por vencer com alguma dificuldade, num jogo sofrido, onde Ederson, o guarda-redes “encarnado”, acabou por ser um dos melhores em campo. Quando assim é, está tudo dito.
No outro encontro do grupo, o Moreirense não foi além de um nulo frente ao Nacional da Madeira, complicando a vida a si próprio, já que agora terá que vencer no último jogo, para seguir em frente na Taça dos “Correios”.
No Grupo C, o Sporting de Jesus vai precisar quase de um milagre para chegar à próxima fase. Terá que ganhar ao Arouca e esperar que o Portimonense perca em Paços de Ferreira. Mas para além disso, a soma da diferença de golos, nos dois jogos, terá que ser no mínimo de cinco. A ver, vamos.
No último Grupo, Rio Ave e Braga vão decidir quem passará às meias-finais, mais um confronto decisivo entre estes dois clubes, já frequente nos últimos tempos. Os bracarenses levam vantagem pontual, bastando apenas um empate para seguirem em frente. No entanto, sendo o jogo em Vila do Conde, num estádio onde o vento costuma soprar com alguma intensidade, o resultado poderá ser favorável aos donos da casa, mais acostumados às vicissitudes do clima da zona.

Portanto, há muita coisa para decidir na última jornada dos grupos, já a ser disputada esta semana.

Voltando à Liga NOSsa, os três “grandes” cumpriram, com o Sporting a “despachar” o Paços de Ferreira sem grandes dificuldades por 3-1, os “encarnados”. a vencerem o Arouca pelo mesmo resultado e o FC Porto a baterem o Marítimo por 1-0, com um autogolo do guarda-redes “verde-rubro”.

Nos outros jogos da jornada, merece destaque a vitória do União da Madeira sobre o Nacional da Madeira, num derby insular, por 3-0. Este resultado aumentou a série negra dos comandados de Manuel Machado para 12 jogos sem vencer em todas as competições e lançou o União da Madeira para um tranquilo 11º lugar, sendo, neste momento, a melhor equipa madeirense na Liga.
O Vitória de Setúbal recebeu os ”estudantes” e venceu por 2-1, dando continuidade ao bom campeonato que tem vindo a fazer, mantendo-se no 8º lugar, longe de aflições, ao contrário do seu adversário neste encontro.

O Moreirense continua o seu trajeto de altos e baixos, voltando a perder em casa, perante um tranquilo Estoril-Praia. Já o Belenenses protagonizou um encontro emotivo com o Vitória de Guimarães, com várias mexidas no marcador e acabando num emotivo 3-3.
Em Braga, o Sporting local enfrentou o Rio Ave (mais uma vez) e bateu facilmente por 5-1, mantendo uma distância segura para o quinto classificado, o Paços de Ferreira. No jogo que fechou a jornada, o último recebeu o penúltimo e afundou-se cada vez mais na tabela, já que o Tondela foi batido pelo Boavista por 2-1.Um encontro que ficou marcado pela particularidade de ter sido interrompido, cerca de 5 minutos, pelo nevoeiro e ter acabado aos 101 minutos de jogo, devido em parte, a essa incidência.

Na Liga do país vizinho, há a destacar o tropeção de “Ronaldo & Companhia” que empatou, em Sevilha, frente ao Bétis a uma bola, aumentando a distância para o duo da frente, Barcelona e Atlético de Madrid para 4 pontos, embora os “bluegrana” tenham um jogo em atraso.
Em França, Leonardo Jardim continua a sua luta, com o Mónaco pelo segundo lugar, já que a liderança será praticamente impossível lá chegar, já que está a 21 pontos de distância.
Por último, destaque para Marco Silva, que ao comando do Olympiacos da Grécia, mantém uma liderança confortável, com uma vantagem de 16 pontos sobre o segundo classificado, o AEK de Atenas. De referir ainda que em 19 jogos, apenas empatou um (curiosamente na semana passada frente ao Platanias Chania a uma bola) e vencendo os outros 18… Impressionante!

Sem comentários:

Enviar um comentário