sexta-feira, 13 de maio de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 17

O fim de época aproxima-se e vão se definindo campeões, subidas, descidas e finalistas de taças.
Assim, a semana começou com a segunda meia-final da Taça CTT, na qual o Benfica recebeu e venceu o Sporting de Braga por 2-1. Num jogo onde os atuais detentores desta Taça rodaram a equipa quase na totalidade, viram-se a perder relativamente cedo, com um golo de Rafa Silva. Rui Vitória viu-se obrigado a chamar Jonas para o lugar de um Renato Sanches muito desinspirado (entretanto já transferido para o Bayern de Munique). E a equipa mudou completamente, mandando no jogo e dando a volta ao encontro, com golos de Jonas e Jiménez, reeditando desta forma a final da Taça da Liga da época anterior, entretanto ganha pelo Benfica.
Nas competições da UEFA, ficaram definidos os finalistas da Liga dos Campeões. No Santiago Bernabéu, o Real levou de vencido os “milionários” do City. Num encontro em que foram completamente dominados pelos “merengues”, o golo acabou por ser um auto-golo de Fernando, após um cruzamento de Gareth Bale. Na outra semi-final, o Atlético de Madrid perdeu no Allianz Arena por 2-1, valendo-lhes o golo marcado fora (2-2 no agregado final), para garantir o remake da final disputada na Luz, em 2014. O encontro ficou marcado pelas duas grandes penalidades falhadas, uma para cada lado.
A Liga Europa também encontrou os dois protagonistas da final de Basileia. Como vem sendo habitual, o Sevilha, atual detentor do troféu, volta à final, a sua terceira consecutiva. Depois de ter empatado na Ucrânia a duas bolas, venceu o Shakhtar por 3-1. Os ucranianos ainda empataram a partida, no entanto os sevilhanos não deram hipótese e venceram, carimbando o passaporte para mais um jogo decisivo. Já os ”reds” de Liverpool venceram confortavelmente por 3-0, um “submarino amarelo” que afundou completamente.

Concluindo, teremos a final da Liga Europa a 18 de Maio em Basileia, entre Liverpool e Sevilha. A Liga dos Campeões tem a sua final agendada para 28 de Maio, no Giuseppe Meazza, em Milão e oporá Real Madrid e Atlético de Madrid.
Por cá, disputou-se a 33ª jornada, que deu o apuramento, do Arouca para a Liga Europa da próxima temporada. Nas contas do título nada se alterou, já que Benfica e Sporting venceram os seus encontros. Os “leões” venceram facilmente o Setúbal por 5-0 em Alvalade, mostrando que querem e ainda podem chegar ao título.
O Benfica também venceu nos Barreiros, ao Marítimo por 2-0, num jogo onde se viu privado bastante cedo de Renato Sanches por cartão vermelho, consequência de dois cartões amarelos vistos no espaço de dez minutos. A equipa uniu-se e apoiada por um estádio maioritariamente vermelho, foi empurrada para a vitória, que apareceu no segundo tempo por Mitroglou e Talisca, num livre superiormente marcado.
Nos outros encontros, destaque para o União da Madeira que perdeu no Bessa com um golo caricato, já que Gudiño, o guardião emprestado pelo FC Porto, atrapalhou-se com a bola, após receber a bola atrasada de um colega. Este resultado, aliado à estrondosa vitória do Tondela em Paços de Ferreira, deixa tudo em aberto, quanto ao clube que vai acompanhar a Académica à Liga Ledman. Os “estudantes” perderam a sua última hipótese de ainda poderem lutar pela permanência, ao empatar com o Sporting de Braga a zero.
Concluindo, a luta pela permanência será a três, com o União da Madeira, o Tondela e a desilusão Setúbal, que se vê metido nestes “assados”.
Já a luta pela Liga Europa, definiu o Arouca como um dos representantes lusos nesta competição na próxima época. Com as derrotas de Rio Ave e Paços de Ferreira, os arouquenses, um pouco à semelhança do Leicester na Inglaterra, festejaram o apuramento de “sofá”. Para a derradeira jornada, Estoril, Rio Ave e Paços de Ferreira vão esgrimir argumentos para ver quem fica a última vaga.

No futebol internacional, destaque para o Atlético de Madrid, que perdeu em casa do relegado Levante e “saltou” do comboio do título, deixando Real Madrid e Barcelona na discussão.
Finalmente, na Holanda, Ajax e PSV lutaram até ao último minuto pelo título, com este a sorrir aos homens de Eindhoven, já que os rivais empataram incrivelmente com o De Graaffschap, penúltimo classificado. Futebol cheio de emoção!

Sem comentários:

Enviar um comentário