segunda-feira, 30 de março de 2015

Notícia: F1: Vettel coloca em causa monopólio da Mercedes

Primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1 desde maio de 2013 foi também o primeiro triunfo do alemão ao serviço da equipa italiana.

Sebastian Vettel não ganhava uma corrida na Fórmula 1 desde a última de 2013. No mesmo ano, em maio, a Ferrari venceu o Grande Prémio de Espanha. Piloto e equipa não sabiam, mas iniciaram nessa altura um jejum prolongado que terminou neste domingo. Na segunda prova de 2015, Vettel estreou-se a vencer pela sua nova equipa, a Ferrari, deixando no ar a possibilidade de não haver “passeio” para a Mercedes até novembro. O primeiro lugar surgiu em Sepang, na Malásia.
O campeão Lewis Hamilton foi o mais rápido na qualificação mas a liderança inglesa na corrida durou apenas três voltas. Foi então que o panorama foi alterado: o carro de segurança entrou na pista asiática, após um acidente que envolveu o Sauber de Marcus Ericsson, e nesse momento os dois Mercedes – de Hamilton e de Nico Rosberg – pararam nas boxes; o alemão continuou em pista e a estratégia italiana, de apenas duas paragens, resultou (os dois carros da mercedes pararam em três ocasiões).
O tetracampeão segurou o primeiro lugar até ao final e, ao somar 40 vitórias em Grandes Prémios, ficou a apenas um triunfo de Ayrton Senna. O líder Michael Schumacher, com 91 vitórias, está longe da concorrência nesta lista histórica da F1.
Atrás de Vettel ficaram Hamilton e Rosberg, que completaram o pódio. O outro Ferrari, de Kimi Räikkönen, terminou no quarto lugar, confirmando que a Ferrari é neste início de temporada a segunda equipa mais forte na competição.
A partir do quinto lugar, houve desfechos aos pares: os Williams de Valtteri Bottas e de Felipe Massa terminaram respetivamente nos quinto e sexto lugares, os Toro Rosso de Max Verstappen (aos 17 anos, o piloto mais jovem de sempre a pontuar na F1) e de Carlos Sainz Jr ficaram nas sétima e oitava posições, enquanto Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo fecharam a tabela dos 10 melhores e colocaram os dois Red Bull ainda nos pontos.
Entre os 15 pilotos que chegaram ao fim, o último foi Roberto Merhi, na estreia da Manor no campeonato. Pastor Maldonado (Lotus), Jenson Button e Fernando Alonso (McLaren) e Marcus Ericsson (Sauber) não terminaram a corrida.
Na classificação de pilotos o campeão Lewis Hamilton continua a ocupar o primeiro posto, com 43 pontos, mas agora Sebastian Vettel está somente a três de distância. Nico Rosberg está no terceiro lugar, com 33 pontos. Até agora 14 pilotos já pontuaram.
No domingo a hora mudou. E mudou também o rumo do campeonato deste ano?

Sem comentários:

Enviar um comentário