terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 3

Esta semana que findou, voltou a ter futebol nacional a meio da semana. Não para a Liga (a 16ª jornada foi caso único nesta época), mas sim para a “prova-rainha”, ou seja, a Taça de Portugal.
Os 1/4s de Final iniciaram-se com o Nacional a visitar o Gil Vicente, pouco mais de 48 horas após ter defrontado o Bicampeão Nacional Benfica. A tarefa adivinhava-se complicada para o clube primodivisionário, quanto mais não fosse pela carga a que foram sujeitos dois dias antes. Os madeirenses acabaram derrotados por 1-0, muito pela falta de eficácia dos seus homens mais adiantados, tendo numa dessas oportunidades, falhado a poucos metros da linha de golo.
Assim sendo, os gilistas defrontarão o Porto, que voltou ao Bessa para esta eliminatória da Taça, isto depois de na anterior jornada do campeonato lá terem vencido por 5-0. Os comandados interinamente (até ver) por Rui Barros sofreram para vencer um Boavista aguerrido e que ia surpreendendo no derby da Invicta, caso tivessem convertido uma grande penalidade no último minuto.
Sendo assim, os “dragões” vão defrontar o Gil Vicente, que voltou 39 anos depois, a uma meia-final desta competição.
Na outra semifinal defrontar-se-ão Sporting de Braga e Rio Ave pela terceira vez consecutiva. Nos dois embates anteriores, cada um dos antagonistas venceu uma vez, sendo este uma espécie de “tira-teimas”.

Para chegar até aqui, os arsenalistas venceram o Arouca por 2-0, com os golos (um deles autogolo) a serem obtidos num curto espaço de tempo (3 minutos). Terão pela frente uma das boas surpresas da época, o Rio Ave que venceu o Estoril-Praia sem muitas dificuldades, por concludentes 3-0.

Já neste fim-de-semana voltou a Liga NOS, com a jornada a começar com um surpreendente empate do “lanterna vermelha”, Tondela, em casa do líder Sporting a duas bolas. Com muita polémica, essencialmente criada pelo já polémico presidente leonino, Bruno de Carvalho, os estreantes neste campeonato bateram-se com as armas que tinham e justificaram a divisão de pontos, pela luta e entrega ao jogo.
O Benfica não desperdiçou o “brinde” e aproximou-se da liderança, arrancando uma suada, mas justa vitória na Amoreira, frente ao Estoril por 1-2. Apesar dos “encarnados” entrarem a todo o gás, enviando uma bola ao poste, inclusive, os anfitriões na primeira vez que foram à baliza encarnada… marcaram. A partir daqui, os bicampeões tomaram conta do jogo, sem criar muitas oportunidades de golo, mas fazendo o suficiente para virar o resultado.

Destaque ainda para o minuto 65, no qual voltou a reacender-se a discussão a tecnologia da linha de golo, já que num lance caricato, em que a bola ganhou um efeito estranho, Kieszek, guardião estorilista, sacode a bola, ficando a dúvida se a bola já teria ultrapassado completamente a linha de golo.

O outro crónico candidato ao título, o FC Porto, voltou a perder, desta feita em Guimarães. Num jogo em que os “homens da casa” jogavam a honra do seu treinador, Sérgio Conceição, posta em causa durante a semana que passou, já que foi apontado como novo treinador dos “dragões”, os vimaranenses entraram a toda a velocidade, criando perigo logo nos primeiros segundos. Não marcaram nessa jogada, marcaram 3 minutos depois, num lance onde Iker Casillas fica muito mal na fotografia, largando uma bola aparentemente simples. Daí para a frente, os “azuis-e-brancos” tiveram a bola mas sem grande discernimento para causar verdadeiros embaraços à defesa e guardião anfitriões, que foram resolvendo os problemas.
Fazendo contas, o grande vencedor da jornada é o Benfica, já que se aproximou do primeiro lugar e aumentou a vantagem para 3 pontos sobre o Porto.
Na restante jornada, destaque pela negativa para o Marítimo que perdeu no derby madeirense com o União da Madeira por 1-0. Pior que isso, continuam os casos de indisciplina na equipa “verde-rubra”, já que estes acabaram reduzidos a oito jogadores e segundo as últimas notícias, Ivo Vieira terá mesmo deixado o comando da equipa maritimista.
Já o Nacional da Madeira continua a senda de jogos sem ganhar para a Liga (7), perdendo novamente na Choupana, sob ameaça do nevoeiro (o que já não é novidade), perante o Sporting de Braga. Numa partida polémica (mais uma), os alvinegros não conseguiram superiorizar-se a uma equipa arsenalista que continua no “top 4” da classificação.
Nos outros jogos, a Académica amealhou um importante ponto contra o Paços de Ferreira na sua luta pela manutenção. O Belenenses venceu fora por 2-1 o Rio Ave, equipa que continua tranquilamente na parte de cima da tabela classificativa.
Finalmente, Moreirense e Boavista, curiosamente duas equipas que equipam de “xadrez”, protagonizaram duas surpresas. Os homens do Bessa golearam o Vitória de Setúbal, que deve estar a ressentir-se da venda de Suk, por esclarecedores 4-0. Já os “cónegos” foram a Arouca vencer por 2-1, protagonizando uma das reviravoltas da jornada.
Concluindo, foi uma jornada interessante que ajudou a “apimentar” a luta pelo título, dando azo a mais algumas piadas nas redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário