terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 7

A semana desportiva que acabou, ditou o primeiro finalista da Taça CTT ou Taça da Liga, consoante queiram chamar. O Marítimo vai repetir a presença na final da competição, depois de ter batido o Portimonense, revelação desta época deste troféu, por 3-1. Num jogo em que o Marítimo tremeu, mas não caiu, os algarvios até marcaram primeiro por Pires, logo aos 4 minutos. No entanto, os insulares reagiram bem e empataram aos 17’ por Edgar Costa e colocaram-se em vantagem à passagem do 31º minuto por Éber Bessa, tendo Babá Diawara fechado a contagem aos 90’. Assim sendo, o Marítimo fica a aguardar o seu adversárioque irá ser encontrado num encontro entre o Benfica e o Braga… que está ainda por agendar!

A jornada da Liga deste fim-de-semana começou logo com um “escaldante” Benfica-Porto… morno! Pelo menos, a nível da arbitragem foi tão correto que uma “mão cheia“ chegou para contar os amarelos do clássico. No jogo jogado, os “encarnados” dominaram o encontro durante a primeira parte, marcando relativamente cedo por Mitroglu, mas adormeceram e consentiram o empate ainda na etapa inicial. Essencialmente, o Benfica falhou onde costuma ser eficaz… na eficácia, passe a redundância. É verdade que teve um Casillas pela frente, num patamar que o fez ser um dos melhores do mundo e talvez daí, se possa explicar parte do desacerto encarnado na hora de rematar à baliza. Na segunda parte, o ritmo encarnado diminuiu e o Porto aproveitou para chegar à vantagem por Aboubakar, com os comandados de Rui Vitória em claro défice físico e talvez por isso, não conseguiram chegar ao empate. Assim, o clube da Luz tem o registo impressionante de 5 derrotas… em 5 jogos com os rivais diretos.
Quem não vacilou e tirou vantagem do clássico da Luz, foram os “leões”. Foram à Choupana (sem nevoeiro) e bateram por claros 4-0, o Nacional da Madeira. Num jogo em que os homens de Jesus entraram praticamente a ganhar, com um golo aos 3’, os alvinegros nunca mostraram força para contrariar um Sporting moralizado, confiante e determinado em chegar ao primeiro lugar isolado, objetivo que acabaram por atingir.
Nos outros encontros, destaque para o Braga que venceu na Madeira por 3-1, com o primeiro golo envolto em polémica, já que parece não haver motivo para a grande penalidade assinalada e a consequente expulsão. Apesar desta contrariedade, os “verde-rubros” lutaram até ao limite das suas forças, justificando um outro resultado que não a derrota. A outra equipa madeirense, o União da Madeira, não fugiu à regra insular desta jornada e também saiu vergado a uma derrota, por 3-0 em Arouca. Um pouco à imagem do Nacional da Madeira, os “azuis-amarelos” sofreram um golo cedo e perderam o rumo, acabando goleados. Resumindo, um fim-de-semana muito mau para as equipas madeirenses, que acabou com 3 derrotas e um score de 1-10 em golos… péssimo!
O Boavista empatou com os “estudantes” num jogo de “aflitos”, mantendo os homens de Coimbra abaixo da “linha-de-água”, mas mais perto do 15º classificado, curiosamente o adversário desta jornada (ex-aequo com o Nacional da Madeira), agora a 2 pontos de distância.

Os Vitórias, Guimarães e Setúbal, enfrentaram-se na “cidade berço”, saldando-se num empate a 2 bolas. O encontro teve a particularidade dos sadinos terem acabado reduzidos a 9 jogadores, devido à amostragem de dois cartões vermelhos.

O clube do Restelo arrancou uma vitória em Moreira de Cónegos por 3-2, estando agora confortavelmente instalados a meio da tabela. Já o Moreirense continua com 23 pontos, 4 pontos acima da zona de despromoção.

Um clube que dificilmente sai da zona de despromoção é o Tondela, voltou a perder, desta feita frente ao Estoril. Ainda inaugurou o marcador, mas os “canarinhos” deram a volta, sendo o segundo golo… um autogolo! É caso para dizer que um azar nunca vem só….

A fechar a jornada, o Rio Ave recebeu o Paços de Ferreira, empatando a uma bola. Uma curiosidade é o facto de os “castores” poderem queixar-se do árbitro e… de si próprios! O árbitro anulou-lhes um golo limpo e falharam uma grande penalidade… coisas do futebol!
No país vizinho, o Barcelona “cilindrou” o Celta de Vigo por 6 bolas a uma, nada de anormal. A anormalidade foi o facto de terem marcado uma grande penalidade a “dois tempos”, ou seja, o Messi arrancou para a bola e deu um toque para o lado onde apareceu Suarez que só encostou. Não é ilegal mas gerou muita controvérsia, já que pode ser interpretado como uma falta de respeito para com o adversário. Na mesma competição, Ronaldo “carregou” o Real Madrid “às costas”, bisando e fazendo uma assistência, na vitória por 4-2 frente ao Athletic de Bilbau. Portanto, nada de novo na frente, com os homens da Catalunha na liderança, com 3 pontos de avanço sobre o Atlético de Madrid e quatro sobre o Real… ainda com menos um jogo disputado por parte dos catalães.
Destaque ainda para Marco Silva, que ao comando do Olympiakos, perdeu pela primeira vez para o campeonato helénico. Os donos da proeza foram os homens do AEK, que bateram os atuais comandantes do campeonato por 1-0.

Sem comentários:

Enviar um comentário