terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 6

Esta semana ficou marcada pela 1ª Mão das Meias-Finais da Taça de Portugal e da Copa del Rey, em Espanha, curiosamente.
No primeiro caso, o FC Porto está praticamente com os dois pés no Jamor, já que venceu o Gil Vicente, em Barcelos, sem grandes dificuldades por 3-0. Os gilistas, lutaram até à exaustão, mandando uma bola à barra, inclusive. No entanto, a maior experiência veio ao de cima, fazendo com que os “azuis-e-brancos” vencessem folgadamente e ficassem com o passaporte praticamente carimbado para a Final da Taça de Portugal.
Os comandados de Paulo Fonseca, o Sporting de Braga, têm a tarefa mais complicada, já que venceram apenas por 1-0, um aguerrido Rio Ave que nunca se deu por vencido. Mais um jogo marcado pela polémica, num lance em que Kayembé, avançado vila-condense, reclama uma grande penalidade, tendo inclusive dito que Baiano, defesa arsenalista, admitiu que tinha cometido a irregularidade. Como seria de esperar, o jogador bracarense veio desmentir, criando a polémica… mais uma a juntar a outras!
Na Copa del Rey, o assunto parece resolvido quanto aos finalistas, com o Barcelona a cilindrar o Valência, que está muito abaixo das expectativas, por 7-0 (!) e o Sevilha a vencer, um tanto ou quanto surpreendentemente, por 4-0, o Celta de Vigo. A segunda mão, será apenas uma mera formalidade, como indicam os resultados dos primeiros embates.
Na Liga NOS, destaque para o Benfica que teve uma jornada muito favorável, beneficiando da surpreendente derrota do FC Porto em casa, frente ao Arouca e do empate, também caseiro, do Sporting frente ao Rio Ave.
Os encarnados foram ao Restelo vencer com uma “mão cheia” de golos. Embora o resultado possa deixar transparecer facilidade, não foi bem isso que aconteceu, pelo menos durante a primeira parte, já que o primeiro golo apareceu bem perto do intervalo e Júlio César foi obrigado a fazer a defesa da jornada, a um potente livre de Carlos Martins.
Os “dragões”  pode-se dizer que entraram praticamente a perder, já que sofreram o golo mais rápido da Liga… aos 9 segundos! Logo na bola de saída, o Arouca meteu a bola na direita e num cruzamento para o coração da área, apareceu o avançado Walter González a bater o seu ídolo, Iker Casillas. O FC Porto respondeu e chegou ao empate aos 14’ por Aboubakar. No entanto, não foi capaz de superiorizar-se aos pupilos de Lito Vidigal, que num tremendo erro de Maicon, deu de “bandeja” o 2-1 final ao jogador arouquense que acabou por bisar. Os “azuis-e-brancos” levam outro problema por resolver, já que Maicon saiu de campo, alegando uma lesão, deixando a equipa reduzida a dez jogadores. Uma atitude lamentável num profissional de futebol…
Os “leões” deixaram-se alcançar no topo da tabela, após o empate caseiro frente ao Rio Ave, num jogo bem disputado durante a primeira metade, com ocasiões de golo para ambos os lados. Na segunda parte, talvez fruto do desgaste físico da meia-final da Taça de Portugal, os vila-condenses “encolheram-se” e foram tentando o contra-ataque, com o Sporting a pressionar, mas com pouca eficácia.
Nos restantes jogos, o Marítimo conseguiu o seu primeiro ponto na era Nelo Vingada, empatando com o Vitória de Setúbal a uma bola. Um jogo que ficou marcado pela grande penalidade a favorecer os “verde-rubros”, muito polémica e que ditou o resultado final.
O Nacional da Madeira arrancou um empate em Coimbra a dois golos, com a particularidade de os quatro golos da partida terem sido apontados pela equipa da casa… dois na própria baliza, obviamente.
A outra equipa madeirense, o União da Madeira, não conseguiu dar seguimento aos bons resultados, perdendo em casa por 1-0, frente ao Moreirense. Um resultado que é um bom “balão de oxigénio” para os homens de Moreira de Cónegos, que veem a “linha-de-água” um pouco mais longe.

No fim da 21ª jornada, curiosa a posição dos três clubes madeirenses na tabela classificativa, já que o União da Madeira tem 23 pontos e está no 13º lugar, logo a seguir o Marítimo com 22 pontos e o Nacional da Madeira com 21 pontos. Campeonato muito abaixo dos objetivos propostos para nacionalistas e maritimistas.
Já o União da Madeira está a fazer uma época dentro das expetativas.

Nos restantes encontros, o Tondela empatou a uma bola com o Vitória de Guimarães, com o golo dos homens do distrito de Viseu a ser obtido, com um “frango” monumental do guardião vimaranense. Na Capital do Móvel, os “axadrezados” bateram a equipa local por 1-0, mantendo-se assim imbatível nesta 2ª volta, com o pecúlio de 3 vitórias e um empate nos últimos quatro encontros.
No jogo que encerrou a jornada, o Braga levou de vencido o Estoril, com os golos a serem obtidos no espaço de 3 minutos, aproximando-se do terceiro lugar ocupado pelo FC Porto.
No país vizinho, os três ditos grandes venceram, mantendo-se tudo igual na frente. O Real Madrid continua a quatro pontos de distanciado seu eterno rival Barcelona, com o Atlético de Madrid intrometido entre os dois.
No campeonato gaulês, Leonardo Jardim e o “seu” Mónaco continuam confortavelmente instalados na vice-liderança, sem a mínima hipótese de chegar ao título, já praticamente entregue ao líder PSG. Na Grécia, Marco Silva continua a brilhar, ao vencer o PAOK por 1-0 e continua no primeiro posto da classificação com 19 pontos de vantagem sobre o segundo, o AEK.

Sem comentários:

Enviar um comentário