quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 8

E voltaram as competições europeias com os oitavos de final na Liga dos Campeões, onde se disputou a 1ª mão em quatro embates (os outros quatro serão disputados nesta semana) e a 1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Na competição principal da UEFA, o nosso único representante nesta fase, o Benfica, defrontou o Zenit, equipa russa bem conhecida dos portugueses, muito por força dos muitos jogadores que passaram pelo futebol luso e lá militam, como também alguns portugueses, incluindo o treinador André Villas Boas, que está de saída do clube no fim da época.

Num jogo em que a maior condição física da equipa portuguesa veio ao de cima, o Benfica foi a única equipa que fez por ganhar, frente a um adversário encolhido e interessado apenas no nulo. As oportunidades de golo não foram muitas de parte a parte, mas os ”encarnados” acabaram por ser bafejados pela sorte ao minuto 91, num lance em que Criscito, defesa “russo” (que é italiano de nacionalidade) cometeu falta sobre André Almeida, lateral-direito dos bicampeões nacionais, e viu o segundo amarelo. Na marcação do livre, Gaitan colocou a bola na cabeça de Jonas, que colocou-a junto ao poste esquerdo da baliza de Lodygin. Assim, o Benfica parte em vantagem para o segundo “round”.
Para a mesma competição, o Real Madrid foi a Roma vencer a equipa local por 2-0, com o “inevitável” Ronaldo a abrir o marcador, com um movimento característico nele, já que jogando na esquerda, derivou para dentro com um toque subtil, rematando forte e colocado ao poste mais distante, sem hipótese para o guardião adversário. Nos outros dois jogos da semana, o PSG venceu o Chelsea por 2-1 com golos de Ibrahimovic e Cavani. Obi Mikel ainda empatou para os “blues” mas foi insuficiente para parar a armada parisiense. No outro jogo, menos mediático, o Gent viu-se a perder em casa por 3-0, mas uma reação forte fez a equipa belga manter a eliminatória viva, reduzindo para 3-2, mesmo que seja ligada “às máquinas”. Em Wolfsburgo logo se verá…

Na Liga Europa, o Sporting segue o caminho determinado pelo seu treinador, ou seja, perdeu e está com um pé fora da competição, algo que Jesus “ambiciona” e tem feito um largo esforço para tal, com as equipas de recurso que apresenta nesses mesmos jogos. A 1ª mão dos 16 avos de Final não foi exceção, deixando Adrien Silva e Slimani no banco, duas pedras fundamentais na equipa leonina desta época. Acabou por correr mal (ou será bem?), já que perderam em casa por 1-0 contra os ”farmacêuticos”, como é conhecida equipa do Bayer Leverkusen. Assim, os leões viajam até à Alemanha em desvantagem, mas como já referi, não será uma grande desilusão se forem eliminados.
O FC Porto, por sua vez, perdeu por 2-0 em Dortmund frente ao Borussia. Com uma defesa remendada com Layún a central e Varela a defesa-direito, os “dragões” resistiram o mais possível, mas o melhor que conseguiram foi manter a eliminatória em aberto. Embora não sendo tarefa fácil, não será impossível.
Finalmente, no que diz respeito às equipas portuguesas nesta competição, o Braga, que ao contrário dos homónimos de Lisboa, aposta nesta competição, arrancou uma saborosa vitória na Suíça, frente ao Sion por duas bolas a uma. Resultado este que catapulta os bracarenses para os Oitavos de Final.
Por cá, a jornada da Liga NOS começou na sexta-feira, com o União da Madeira a receber o Estoril, debaixo de condições climatéricas pouco próprias para o futebol. No entanto, os madeirenses entraram bem, marcando logo no terceiro minuto. Mas como vem sendo hábito nesta equipa, defenderam até ao limite das suas forças a vantagem. Só que os “canarinhos” chegaram ao empate bem perto do final, que já justificavam. Assim, os “azuis-e-amarelos” madeirenses somaram mais um ponto, rumo ao objetivo da manutenção, tal como os “azuis-e-amarelos”… continentais.
No sábado, o Paços de Ferreira recebeu o Benfica (1-3), num jogo cheio de casos polémicos, sendo o mais gritante o lance em que Jorge Ferreira assinalou grande penalidade a favor das “águias” e deu o segundo golo. Após as repetições, fica a sensação que Jonas “mergulhou”, cavando assim o castigo máximo.
Foi uma vitória justa, manchada por um erro de arbitragem que é descortinado nas repetições.
No mesmo dia, o Rio Ave venceu em Coimbra a Académica por 2-0 afundando os “estudantes” ainda mais na zona de despromoção. Já os “vilacondenses” continuam na luta pela Europa, confortavelmente instalados no 7º lugar.
Na luta por um lugar nas competições europeias, continua o Arouca que foi a Belém vencer por 2-0, com o jogo a ser resolvido a favor dos comandados de Lito Vidigal já no segundo tempo. Destaque para a homenagem prestada pelos adeptos de Belém ao treinador arouquense. Fica sempre bem agradecer a quem fez um bom trabalho no clube, num passado bem recente.
O Tondela, “lanterna-vermelha” da competição, voltou a perder, desta feita com o Marítimo por 4-3 num jogo emocionante e que os madeirenses viraram a seu favor já nos descontos, com os dois últimos golos a serem marcados neste período. É de referir que os madeirenses continuam o seu “calvário”, com mais uma expulsão. São recordistas da Liga nesta matéria, infelizmente.

No domingo, o FC Porto venceu o Moreirense no Dragão, mas não se livrou de um valente susto, pois viram-se a perder por 2-0. E mais uma vez, a polémica instalou-se, com o primeiro golo da equipa da casa a ser obtido após um “penalty” polémico (mais um a juntar aos outros desta Liga). E daí em frente, o FC Porto fez valer a sua superioridade, virando o resultado para 3-2, numa vitória “arrancada a ferros”, fazendo com que a distância para o topo da tabela não aumente, já que o Sporting venceu os “axadrezados” por 2-0, com golos na primeira etapa do encontro, jogando quanto baste para levar os três pontos em disputa. Num jogo quase de sentido único, o Boavista nunca fez perigar a baliza defendida por Rui Patrício, excetuo num lance em que enviou uma bola ao poste, já na segunda parte. Assim continua tudo igual na frente, com os “leões” na liderança, o Benfica no segundo lugar a 3 pontos de distância e o FC Porto a seis da liderança no último lugar do pódio.
É de salientar ainda o empate obtido pelo Nacional da Madeira no Bonfim, o que faz com que os madeirenses aumentem a distância para a “linha de água”.
Já no Minho, o derby local entre bracarenses e vimaranenses acabou com um emocionante empate a três bolas, com alternâncias no marcador e com um vencedor incerto.
Lá por fora, Marco Silva está a uma vitória do “hexacampeonato” na Grécia com o Olympiakos. Pelo contrário, Ronaldo está cada vez mais longe do título em Espanha, com o Barcelona confortavelmente instalado na liderança com 9 pontos de avanço sobre os “merengues” e 8 sobre os “colchoneros”, ou Atlético de Madrid, como queiram chamar.

Sem comentários:

Enviar um comentário