quarta-feira, 23 de março de 2016

Crónica Desportiva por José Agrela, número 12

A semana futebolística lusa arrancou com o sensacional apuramento do Braga para os Quartos-de-Final da Liga Europa, após vencer o Fenerbahçe por 4-1. Depois de terem perdido na 1ª mão pela margem mínima, os “arsenalistas” entraram dispostos a resolver a eliminatória a seu favor. E logo aos 11’, Hassan, o goleador da equipa, abriu o marcador (em fora-de-jogo milimétrico), empatando a eliminatória. No entanto, Alper Potuk empatou o jogo, já nos descontos do primeiro tempo, voltando colocar os turcos na frente da eliminatória. Na segunda parte, após a expulsão de Alper Potuk, por acumulação de amarelos, os bracarenses arrancaram para a reviravolta na eliminatória. Assim, Josué, numa penalidade muito duvidosa, fez o 2-1. Não chegava ainda, mas Stojiljkovic e Rafa Silva carimbaram a passagem ao “top 8” da Europa League, num final com pouco fair play por parte dos comandados de Vítor Pereira, que acabaram reduzidos a oito jogadores.
Assim, o Braga terá pela frente o Shakhtar Donetsk, que não sendo um “tubarão” do futebol europeu, é uma equipa de respeito. Pior sorte teve o Benfica na Liga dos Campeões, já que lhe saiu a “fava” com o Bayern de Munique. Se não é o pior adversário que podia calhar às “águias”, anda lá perto. Mas como se costuma dizer, a bola é redonda e são 11 de cada lado. Só esperamos que no fim não ganhem os alemães.
Na Liga NOS, tudo na mesma na frente, já que o líder venceu os “axadrezados” no Bessa, num jogo não muito conseguido por parte do Benfica. Com muitas baixas, por lesões e castigos, naquela que seria presumivelmente a equipa titular, os homens de Vitória criaram poucas oportunidades de golo durante o tempo regulamentar, sendo salvos por um golo de Jonas no… minuto 92, o mesmo minuto que já foi madrasto noutras ocasiões.

Já os outros candidatos ao título também venceram os seus jogos, com os “leões” a cilindrarem autenticamente o Arouca, que vinha sendo uma das sensações da época, por 5-1. Ao intervalo, já venciam por 4-0, com golos de Teo Gutiérrez e João Mário a bisarem. No segundo tempo, Bryan Ruiz marcou o último por parte do Sporting e Gegé ainda reduziu, mas sem efeitos práticos nas contas finais. Curiosamente, Slimani, o marcador leonino na prova, não marcou e acabou sendo substituído, com visível desagrado estampado na cara.
O FC Porto venceu o Setúbal, uma equipa em agonia, muito por culpa pela péssima segunda volta. Um golo de Sérgio Oliveira a fechar o primeiro tempo, bastou para levar os três pontos para a Invicta. Porém, não se livraram de um valente susto a fechar a partida, que ia comprometendo a conquista dos três pontos.
Nas restantes partidas, destaque para o Braga que venceu o União da Madeira, mesmo sem rodar a equipa. União da Madeira que joga para o ponto, mas não tem corrido assim tão bem nas últimas jornadas.
As outras equipas madeirenses no escalão maior do futebol português acabaram por ter sortes distintas. O Marítimo foi a Vila do Conde perder por 1-0, com Roderick Miranda, que passou pelo Benfica, a aproveitar a confusão na área verde-rubra e marcou o único golo. Os madeirenses acordaram tarde para o jogo e não foram capazes de virar o jogo.

Já o Nacional da Madeira venceu o Vitória de Guimarães por 3-2, num jogo em que o placard foi inaugurado muito cedo por Licá, por parte dos visitantes. Os donos da casa empataram por Rui Correia ainda antes do quarto de hora de jogo. Os visitantes voltaram a adiantar-se em cima do intervalo numa grande penalidade. Já no segundo tempo, Soares, com um bis, deu a vitória aos insulares.
Na luta pela permanência, os “estudantes” não conseguiram amealhar pontos, com uma derrota estrondosa em casa por 3-0, com Mattheus Oliveira, filho de Bebeto, a bisar e o outro golo a ser apontado por Gerso. Já o Tondela, com a matemática ainda a jogar a favor, obteve um empate a duas bolas frente ao Belenenses. Num outro jogo, em que a sombra da descida ainda pairava, o Moreirense obteve um bom empate, fora de casa, frente aos “castores”.

Concluindo, pouco ou nada mudou na frente, na luta pela Europa e até na sobrevivência no escalão maior.
No campeonato de “nuestros hermanos”, destaque para o Barcelona que escorregou ao empatar com o Villarreal a dois. Não colocou a liderança em perigo, mas acaba sempre por ser surpreendente, ainda para mais quando os “bluegrana” chegaram ao intervalo a vencer. O Real Madrid não vacilou e venceu o Sevilha por 4-0 com a tripla BBC (Bale, Benzema e Ronaldo) a marcarem e Jesé Rodriguez a fechar a contagem. O jogo teve a particularidade de cada equipa ter falhado uma grande penalidade, com Ronaldo a falhar pelos “merengues” e Kevin Gameiro pelos bi vencedores da Liga Europa, que daria o empate nesse momento.
Destaque final para Leonardo Jardim e o “seu” Mónaco, que estragaram a festa do título ao PSG em pleno Parque dos Príncipes, vencendo por 2-0. Sendo surpreendente, acaba por ser compreensível com a descompressão da equipa parisiense.
Nota final para o Estrela Vermelha de Belgrado de Hugo Vieira, ex-jogador do Gil Vicente e teve uma passagem fugaz pelo Benfica, que vai na 24ª vitória consecutiva, com o avançado português a levar 19 golos à sua conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário